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terça-feira, 22 de julho de 2014

Atendimento vai mudar no pronto socorro de Bagé

A partir do mês de agosto, deve ser implantado, no Pronto-Socorro de Bagé, um novo sistema de atendimento: a classificação de risco por meio de cores. O método é o mesmo utilizado na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA)  e se trata de uma exigência do Ministério da Saúde. A provedora da Santa Casa, médica Cledinara Salazar, comenta que, para o início de agosto, estão previstas intervenções na sala de espera do Pronto-Socorro. Acontece que, no local, uma sala será construída – trata-se do espaço necessário para a classificação de risco. Após, a equipe deve passar por um treinamento teórico. A prática será em atendimento, com a supervisão de uma empresa contratada para garantir a qualificação dos profissionais. Assim, o novo atendimento deve começar no final de agosto ou início de setembro.

Como vai funcionar

O sistema é baseado na tabela Manchester - um método que especifica o tempo máximo de espera de acordo com a classificação de risco. O atendimento é priorizado conforme o caso. Cinco cores são utilizadas na classificação: azul para casos não urgentes, cujo tempo de espera é de até 240 minutos; verde para casos com pouca urgência, cujo tempo de espera é de até 120 minutos; amarelo para urgentes, quando o atendimento deve ocorrer em até 60 minutos; laranja para situações muito urgentes (atendimento em até 18 minutos); e vermelho para emergências, quando o atendimento deve ser imediato. 

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