Páginas

terça-feira, 30 de setembro de 2014

Caminhão da Coleta Seletiva espera por manutenão há um mês


O veículo que realiza a coleta em 11 bairros da cidade teve problemas mecânicos e não há previsão para o retorno.
O caminhão foi adquirido em outubro de 2013 através de uma parceria entre a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), prefeitura de Bagé e Asmar. Desde que iníciou o trabalho é a terceira vez que o caminhão estraga. De acordo com o presidente da associação Paulo César da Silva, o veículo perdeu a garantia, mas em outra ocasião voltou para a fábrica e recebeu a manutenção. "Acredito que na próxima semana seja possível realizar o reparo", destaca.
Silva salienta que a última vez que o veículo passou por manutenção, o conserto chegou a R$ 7 mil, o pagamento é realizado com verba da venda dos materiais reciclados. São comercializados em torno de 40 toneladas mensais. "Estamos perdendo materiais por falta de veículo", salienta.
Conforme o secretário municipal do Meio Ambiente, Carlos Alberto Fico, é a terceira vez que o veículo passa por manutenção. "Foi realizado um convênio com a Ascar e o conserto do caminhão fica por conta da associação", disse.
Por enquanto, o trabalho de triagem está sendo realizado diretamente na usina de reciclagem pelos 50 integrantes da associação. "Temos necessidade e interesse que o caminhão volte a funcionar em breve", ressalta o presidente.
Indústria
O secretário argumenta que a prefeitura está pressionando os recicladores para que o trabalho seja retomado o mais breve possível. Porém houve o interesse de uma indústria de material reciclado em implantar uma filial em Bagé.
Fico não deu detalhes sobre o projeto, apenas adiantou que na última sexta-feira a prefeitura fez uma proposta para os empresários de doar uma área anexa ao aterro sanitário para que seja implantada a indústria. "Vamos aguardar a resposta. Eles produzem tijolos, bancos e outros materiais a partir dos reciclados e neste caso a associação venderia os produtos diretamente para Bagé, facilitando o trabalho", destaca. 
Educação ambiental
De acordo com Fico, nesta semana será firmado um convênio com a Universidade da Região da Campanha (Urcamp) e os alunos do curso de biologia irão iniciar um trabalho diretamente nas escolas sobre educação ambiental. "A prefeitura irá ceder o material de trabalho e os alunos serão responsáveis pelas aulas", ressalta.

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Multidão movida pela fé


Mais de 25 mil romeiros acompanharam as imagens de Nossa Senhora Conquistadora e Nossa Senhora Aparecida, pelas ruas de Bagé. A 40ª edição da Romaria de Nossa Senhora Conquistadora mobilizou os devotos das duas santas: acontece que a imagem de Aparecida foi trazida a Bagé para a atividade peregrina. A multidão deixou a Catedral de São Sebastião, no centro da cidade, em direção ao Santuário de Nossa Senhora Conquistadora, no bairro Castro Alves, onde ocorreu celebração às duas santas. Foram momentos de emoção para os religiosos, que vieram também de cidades como Dom Pedrito, Pelotas, Rio Grande e Melo, no Uruguai.
Marta Cardoso carregava Lenon, de um ano e meio, vestido de anjo. O ato é a forma de agradecer por uma graça alcançada. Nos primeiros meses de vida do filho, o menino estava entre a vida e a morte. Para ela, foi a promessa que fez a Nossa Senhora Conquistadora que transformou a vida da família. Assim, a Romaria é um momento de emoção e celebração a vida. Também é assim para Adriano Miranda, de 35 anos: de pés descalços, percorreu o trajeto entre as duas igrejas em agradecimento a alegria de ter uma filha. Miranda desejava adotar uma criança. A graça foi alcançada há dois anos. Ele conta que o processo de adoção demorou um ano: ele e a mulher, hoje, aproveitam a vida ao lado de uma menina, que está com quatro anos. Ela não acompanhou a procissão, mas Miranda garante que logo vai ensinar para a filha a importância da devoção a Nossa Senhora Conquistadora.  

sábado, 27 de setembro de 2014

Começa montagem da estrutura da Feira do Livro


Já é possível ver a estrutura da 17ª Feira do Livro de Bagé: 12 homens trabalham na montagem, na Praça da Estação. A gerente do Sesc Bagé, Liziane Lucas, comenta que serão 18 estandes e um lonão principal – dez desses espaços serão utilizados por livrarias, os outros por entidades. O evento ocorre entre os dias 1º e 5 de outubro. Uma das atrações é o músico e escrito Duca Leindecker. Uma palestra pocket está prevista para o dia 3 de outubro, às 19h.
Duca Leindecker iniciou sua carreira artística aos treze anos e, de lá para cá, construiu uma sólida trajetória como instrumentista, compositor, produtor artístico e escritor. É líder da banda Cidadão Quem, com a qual lançou sete CDs e um DVD. Ganhou quatro troféus Açorianos de música. Criou o Pouca Vogal, ao lado de Humberto Gessinger, da banda Engenheiros do Hawaii. Com o projeto, os dois cruzaram o país no tour do CD e DVD gravado ao vivo em Porto Alegre. Em 2013, lançou o disco solo Voz, violão e batucada.
Como escritor, Duca possui três obras: “A Casa da Esquina”, seu best-seller com mais de dez edições; “A Favor do Vento”, que já tem roteiro adaptado para o cinema; e “O Menino Que Pintava Sonhos”, sucesso na Feira do Livro de Porto Alegre em 2013.
Para realização da Feira do Livro, o Sistema Fecomércio-RS/ Sesc conta com o apoio da Prefeitura de Bagé, por meio das Secretarias Municipais de Cultura e de Educação, do Da Maya Arte, Cultura e Turismo, da Brava Extintores, do City Hotel, da Elis Lancheria e da Defend Vigilância Privada. Mais informações podem ser obtidas junto ao Sesc Bagé (Av. Barão do Triunfo,1280) pelo telefone (53) 3242-7600.

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Ministério Público deve agir para preservação das ruínas de São Domingos


O Ministério Público de Bagé deve abrir processo administrativo para avaliar denúncia feita pelo Jornal FOLHA do SUL, publicada na edição de ontem. Acontece que a reportagem verificou que estão sendo retirados tijolos das construções das antigas Charqueadas de São Domingos. Os tijolos são transportados, de acordo com moradores, à noite, por caminhonetes. Dois homens foram flagrados atuando na estrutura, munidos das ferramentas necessárias para o serviço, como andaimes. A reportagem procurou a presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico (Compreb), Jussara Carpes, que recorreu ao Ministério Público.
De acordo com ela, o promotor de Justiça Especializada, Éverton Luís Resmini de Meneses, afirmou que deve abrir um processo administrativo baseado em tais denúncias. “Ele demonstrou bastante interesse sobre o caso”, comentou Jussara. Ela esclarece que o Compreb atuou como um instrumento legítimo para formalizar a denúncia. A fiscalização de situações como essa, que podem depredar o patrimônio histórico da cidade, está entre as prioridades do conselho. Ela diz que os bageenses podem procurar o grupo e denunciar casos como esse por meio do e-mail compreb@terra.com.br .

Entenda

Uma denúncia levou a reportagem do Jornal FOLHA do SUL ao local. De acordo com relatos, cidadãos estão retirando os tijolos das antigas construções das charqueadas. Os carregamentos ocorrem à noite, conforme as informações. A reportagem registrou a imagem de uma pilha de tijolos. Na reportagem publicada ontem, Jussara explicou que as ruínas fazem parte de um dos corredores culturais da cidade, tais quais as de Santa Thereza - apontadas pelo Plano Diretor do município. As ruínas não estão protegidas, mas o Conselho pode agir a fim de coibir a prática. Uma das possíveis ações da Justiça é acionar o proprietário da área. 

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Fiscalização da prefeitura aponta 10 carrinhos de lanche irregulares


Após matéria apontando carro-lanche em situação irregular, na esquina da rua Bento Gonçalves, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo promoveu uma ação de fiscalização, no centro da cidade, identificando outros nove pontos de comércio irregulares.

Segundo o secretário da pasta, Juliano Munhoz, o motivo da irregularidade foi o local escolhido pelos comerciantes: dentro do quadrilátero central que compreende a avenida Sete de Setembro e suas transversais.

A partir da notificação, os carros-lanches têm 10 dias para encontrar um novo local de venda. “Mesmo com alvará da Vigilância Sanitária, em hipótese alguma serão concedidos novos alvarás para o centro da cidade”, afirma.

Munhoz afirma que a fiscalização da secretaria acontece mensalmente, porém são divididas entre vários setores. “Nós temos uma pessoa para fiscalizar carros-lanches, bares, mercados e boates, entre outros serviços. Contamos com a ajuda da população para que denuncie as irregularidades”, observa.

Para colocar o carro-lanche em outros locais da cidade, os pedidos para instalação são avaliados por uma comissão formada pela Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Coordenação e Planejamento (Scoplan) e SMDet.

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Buraco altera rota de ônibus no bairro União


Moradores do bairro União entraram em contato, ontem, com a reportagem do Jornal FOLHA  do SUL, para informar que, há mais de um mês, a linha de ônibus não passa pela rua Hamílton Ximendes Rodrigues. “Estamos convivendo com esse buraco há mais de 30 dias. O Departamento de Água e Esgoto de Bagé (Daeb) veio para fazer uma obra e esqueceu de retornar para consertar esse problema. Quando chove, a rua fica intransitável”, destacou uma moradora que preferiu não se identificar.
A reportagem constatou que o ônibus da empresa Stadbus precisou alterar sua rota por conta do buraco, não passando mais pela rua. “O coletivo não consegue fazer esse trajeto no bairro por conta do buraco. Não conseguimos mais fazer a volta”, disse o motorista.
O diretor operacional da autarquia, Leandro Brião, confirmou a existência do problema na rua. “Foi realizada uma ligação de água para uma residência e houve esse problema. Garantimos que iremos consertar e recompor esse trecho, que está com o buraco, nos próximos dias. Esperamos que o tempo permita que possamos concluí-lo o mais rápido possível”, destacou à reportagem.



terça-feira, 23 de setembro de 2014

Bagé recebe imagem de Nossa Senhora Aparecida vinda de São Paulo


Na manhã de ontem, o bispo Dom Gílio Felício, acompanhado de um grupo de fiéis bageenses, chegou a Bagé trazendo a imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, vinda da Basílica de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo. A imagem chegou à cidade por volta das 10h. Uma comitiva formada por fiéis, Brigada Militar e bombeiros a aguardava para uma carreata com visitação às paróquias.

O Instituto de Desenvolvimento Educacional do Alto Uruguai (Ideau) recepcionou a todos com um café da manhã. Membros da comitiva relataram aos presentes sobre a emoção de poder fazer parte da viagem e da missa na Basílica. Dom Gílio falou que Bagé foi recebida com muito carinho em Aparecida. “Nós participamos de várias missas e encontramos inúmeras pessoas buscando, na mãe de Jesus, uma força, incentivo, perdão e, principalmente, agradecendo a todas as bênçãos que recebemos”, afirma.

A carreata saiu da Ideau, indo em direção à paróquia Sagrada Família, onde fiéis esperavam a imagem, acenando com lenços brancos. Após, a comitiva passou pelas paróquias São Pedro, São Judas Tadeu, Nossa Senhora Auxiliadora, Nossa Senhora da Conceição e Catedral de São Sebastião.

Segundo informações do bispado, a imagem vai ficar na Catedral São Sebastião até o dia 28 de setembro, quando vai participar da romaria de Nossa Senhora Conquistadora, sendo carregada pelos fiéis nos 3,5 quilômetros entre a Catedral e o santuário”. Após a romaria, a imagem ficará na cidade até o dia 12 de outubro, quando embarca novamente para São Paulo.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Rodeio do CTG 93 conta com mais de duas mil pessoas


Aconteceu desde sexta-feira até ontem, o Rodeio 20 de Setembro, em sua quinta edição no CTG 93.
Conforme o patrão do Centro de Tradições Gaúchas 93, Ricardo Tavares, este ano, o evento foi um sucesso. “Somos filhos deste lugar. Fazemos todos os eventos com muito carinho e organização. Hoje, vejo que é um sucesso, onde temos pessoas de diversas cidades gaúchas e também do Uruguai”, relata.
As provas campeiras aconteceram nos três dias. Tiro de laço e gineteadas foram os pontos altos do rodeio, declara Tavares. “Na sexta-feira, tivemos um baile com o grupo Compasso Crioulo, formado por jovens universitários. Muitas pessoas prestigiaram os três dias do evento”, declara o patrão.
As provas foram divididas em laço dupla e trio e a gineteada em pelo, gurupa e basto oriental. A entrada no local era de R$ 5. O evento contou com mais de 200 ginetes inscritos.
Conforme a organização do rodeio, a premiação para o laço trio, era de R$ 1.500 para o primeiro lugar e R$ 600 para o segundo. Já no laço dupla, uma vaquilhona era o prêmio principal.  A gineteada premiou o primeiro lugar com R$ 1 mil, segundo R$ 500 e terceiro R$ 200.

domingo, 21 de setembro de 2014

Fronteira Sul deve reunir 100 pilotos no Camping Modelo


A 5ª etapa do Fronteira Sul de Veloterra, adiada em virtude da chuva, será promovida neste domingo, a partir das 13h, no Camping Modelo. Promovida pela Brasil Eventos, a prova deve reunir cerca de 100 pilotos do Rio Grande do Sul e Uruguai. Há expectativa pelas presenças de Rodrigo Vulcan, campeão sul-brasileiro, e César Silva, campeão máster nacional. A entrada custa R$ 3.

sábado, 20 de setembro de 2014

Bagé sedia Festi Voo Farroupilha

O Clube de Aeromodelismo de Bagé (CAB) realiza hoje e amanhã o 1º Fest Voo Farroupilha no Parque do Gaúcho.


O evento vai contar com cerca de 50 participantes de 10 cidades do Estado. O festival inicia hoje pela manhã com apresentações e voos livres, panorâmicos e acrobacias dos aeromodelos e encerra amanhã à noite com um churrasco por adesão.
Conforme o presidente do clube, Renato Cavaliere Molina, o grupo conta com 14 componentes e o objetivo é promover o turismo e entrosamento dos participantes. "Este evento busca aproximar os aeromodelistas de fora do município e também convidá-los a conhecer o local onde praticamos o esporte", destaca.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Rodeio do CTG 93 inicia hoje


A partir de hoje, inicia, no CTG 93, o rodeio comemorativo da Semana Farroupilha 2014. O evento ocorre até domingo e é sucesso de público há anos em Bagé. Segundo o vice-patrão da entidade, Tiago Lopes, o rodeio da Semana Farroupilha é a segunda grande festa promovida pelo CTG 93 durante o ano. “Em janeiro, realizamos as Gauchadas e, em setembro, durante a Semana Farroupilha, fazemos essa grande festa, com o rodeio que reúne um grande número de apreciadores do tradicionalismo”, destaca.
O vice-patrão da entidade comenta que, mesmo com as dificuldades financeiras que os CTG’s enfrentam para fazer seus eventos, o “93” prossegue mantendo duas festas com grande retorno de público. “A nossa expectativa é de que esse encontro continue demonstrando a grande participação do público”, comenta Lopes, ressaltando que, durante a semana, já foram montados acampamentos no CTG, reunindo famílias que não querem perder os eventos do final de semana.
A programação do CTG 93 começa hoje à tarde, com  gineteadas. Baile à noite com o grupo Compasso Crioulo. Amanhã, ocorre o desfile dos integrantes do CTG 93; após, almoço e gineteadas à tarde, com apresentação musical à noite. No domingo, durante todo o dia, tiro de laço e gineteadas, nas categorias pelo e gurupa e também a classificatória em basto oriental. No evento estará presente a revista “Jineteando”, do Uruguai. 

Árvores e poesia abrem a primavera em BagéÁrvores e poesia abrem a primavera em Bagé


Incentivar a leitura e dar boas-vindas à primavera é o propósito de "Um poema em cada árvore", ação que acontecerá na Praça Silveira Martins, no dia 22, das 10h às 17h. Esta é a terceira edição do evento em Bagé, o qual acontece simultaneamente em cerca de 60 municípios brasileiros.
A atividade é promovida há 11 anos pelo Instituto Psia, que é uma entidade mineira voltada para a promoção da cultura, e pelo poeta Marcelo Rocha. Os representantes em Bagé são o diretor teatral Sávio Machado e a Cia de Comédias Bufões da Rainha. Um dos objetivos da ação é trazer ao público o trabalho de poetas pouco conhecidos. Os poemas que estarão expostos em Bagé são dos alunos do Instituto Anglicano Mélanie Granier.
De acordo com Machado, a cada ano é trazida a obra de autores diferentes. "Na primeira vez que fizemos 'Um poema em cada árvore' aqui na cidade foi com as poesias do grupo Culturasul; na segunda, foi temática sobre os 200 anos da cidade e agora convidamos os estudantes, pois eles fazem parte de um projeto que é desenvolvido há 11 anos na escola, que os ensina desde as séries iniciais as técnicas de escrita, como a da poesia", conta.

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

O custo de cultivar as tradições


A Semana Farroupilha é o momento de cultuar as tradições e demonstrar o amor pelo Rio Grande do Sul e sua história. Mas, para a maioria dos tradicionalistas, também é sinônimo de gastos. Afinal, todos querem desfilar pela principal avenida da cidade, no 20 de setembro, com uma indumentária impecável. O principal companheiro do gaúcho, o cavalo, também necessita de investimento. Os apetrechos para o animal estão entre os mais caros na lista. O movimento nas correarias da cidade mostra que essa época motiva o consumo. A proprietária de um estabelecimento especializado, Odete Piemolini, garante que o item mais procurado é, também, o que requer mais investimento, quando se considera a pilcha de um gaúcho: as botas. A mais cara, no local, custa R$ 264 e garante, segundo ela, conforto ao usuário.
Os itens mais procurados, contudo, são bombachas e alpargatas, para os dias que antecedem o desfile. Custam a partir de R$ 36 e R$ 20, respectivamente. Para quem chega em busca da indumentária pessoal é disponibilizada uma lista. Trata-se de um orçamento básico: há boinas, lenços, camisas, cintos, bombachas, botas, alpargatas e chapéus. Ao comprar cada um desses itens, o gaúcho gasta, no mínimo, R$ 270. Para as mulheres, gasta-se a partir de R$ 327. Engana-se quem pensa que a pilcha infantil é mais barata. Mas é possível encontrar boinas, por exemplo, a partir de R$ 23, assim como lenços por R$ 7. Camisas podem custar R$ 18, enquanto as botas infantis são encontradas por R$ 70.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Falta estrada nos buracos do caminho da Semana Farroupilha


Em plena Semana Farroupilha, onde a maioria dos festejos acontece no Parque do Gaúcho, a Avenida Visconde de Ribeiro Magalhães está novamente em situação precária. No final de maio, a prefeitura assumiu a responsabilidade, que é do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), e realizou uma "operação tapa-buracos" na via. Mas o conserto não durou muito e a realidade é esta, que se vê na foto: crateras em meio à pista, colocando em risco a vida dos motoristas que têm que fazer verdadeiras acrobacias para escapar dos buracos.

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Prefeitura esvazia Central de Recolhimento de Pneus Usados


Na tarde de sexta-feira (12/09), a Prefeitura de Bagé através da Secretaria de Meio Ambiente, realizou a retirada de todos os pneus da Central de Recolhimento de Pneus Usados para a reciclagem.
De acordo com Uéquerlan Hilário, Chefe de Gabinete da SMAM, toda semana é feita a retirada dos pneus. "Uma equipe da Secretaria de Meio Ambiente fez a retirada de todos os pneus que estavam no galpão da Central de Recolhimento, onde uma carreta levará cerca de 14 toneladas de pneus para a reciclagem em Nova Santa Rita. Os donos das borracharias e pessoas em geral, encaminham este material até a central para que possa ser descartado corretamente e para que seja reciclado. "Esta ação é importante, pois além de cumprir a lei, evita que este componente seja jogado na natureza, contribuindo com a saúde dos bajeenses e prevenindo principalmente a dengue", explica.

domingo, 14 de setembro de 2014

Feirão alerta para o excesso de impostos


A Associação de Jovens Empreendedores promoveu neste sábad, em Bagé, o Feirão do Imposto 2014. Pela primeira vez no município, o projeto está em sua 12ª e ocorre simultaneamente em mais de 100 cidades brasileiras. A AJE fechou parceria com empresas que irão comercializar chopp e vinho sem a cobrança do imposto.
 
A iniciativa visa conscientizar a população sobre a alta carga tributária brasileira. O diretor da AJE Bagé e responsável pela organização do evento, Rafael Minotto, conta que o evento também é um chamariz para recolher assinaturas para o Movimento Brasil Eficiente. “O abaixo-assinado visa a elaboração de um projeto de lei de iniciativa popular para reduzir e simplificar a tributação brasileira”, destaca.
 
Minotto adianta que, além de produtos comercializados sem imposto, será feita uma demonstração de vários itens com a diferença no preço de quando o tributo não é cobrado. Além disso, várias empresas de diversos setores são participantes. “Entre às 15h e 18h, estaremos com um stand montado em um supermercado. Quem passar por lá poderá conferir ao vivo o impostômetro, que revela em tempo real o valor que o governo já arrecadou em tributos neste ano”, explica.
 
Segundo Minotto, o Feirão tem como meta levar os governos, federal e estaduais a adotarem medidas urgentes de simplificação do sistema tributário nacional, de acordo com as propostas que lhe serão apresentadas. “O objetivo geral é ajudar a criar no Brasil um ambiente favorável ao trabalho, ao empreendedorismo e ao desenvolvimento”, destaca.
 
Histórico 
O projeto Feirão do Imposto foi criado em 2003, na cidade de Joinville (SC) pelo Núcleo de Jovens Empresários da Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), que mobilizou a sociedade civil joinvilense para informar e educar a população a respeito do quanto se paga em impostos. A partir dessa mobilização, o Feirão se tornou uma ação nacional, desenvolvida anualmente pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje) para conscientizar e acompanhar a destinação dos tributos. Uma das grandes vitórias do movimento foi a criação da Lei da Transparência, em 2012, que prevê que os impostos cobrados sejam descriminados nas notas fiscais.   

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Candiota revive a proclamação da República Rio-Grandense


Ao entardecer deste 11 de setembro,Candiota celebrou os 178 anos da proclamação da República Rio-Grandense, no local onde aconteceu a Batalha do Seival. O espaço, todo decorado como se tivesse retornado a 1836, com direito a fogo de chão e barracas simples. A chegada dos 14 cavalarianos que foram até Cruz Alta buscar uma centelha da chama crioula marcou o início da celebração. Eles foram recebidos com a leitura do documento escrito naquele 11 de setembro 1836. Na sequência, os tradicionalistas receberam homenagens e ficaram acampados no local até hoje de manhã, quando seguirão até o Centro de Eventos de Seival, onde distribuirão a chama para as entidades tradicionalistas da cidade e será aberta a Semana Farroupilha no município.
A organização do evento foi uma ação da Secretaria de Cultura. Conforme a responsável, Júlia Azambuja, esta foi uma forma encontrada para valorizar a Associação de Cavalarianos de Candiota: "Todos os anos o CTG Batalha do Seival vem até o marco recepcionar os tradicionalistas. Neste ano, resolvemos participar também, promovendo um churrasco, homenagens com moda de viola e gaita, em nome desta integração entre as entidades e o município", conta.

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Estacionamento proibido gera multas em Bagé


Desde o dia 31 de agosto foram montadas arquibancadas móveis para o público assistir aos desfiles, na avenida Sete de Setembro, em frente à Praça Silveira Martins. Os artefatos têm sido um problema, uma vez que os condutores estão estacionando indevidamente seus veículos na frente deles e quase no meio da via.
Segundo o secretário municipal de Transporte e Circulação (SMTC),  Antônio Arla da Silva, as arquibancadas ficarão montadas até o desfile do dia 20 de setembro. “Quem faz a montagem e a desmontagem é a Secretaria Municipal de Atividades Urbanas e, há muitos anos, as arquibancadas ficam no local para os desfiles, sendo ilegal estacionar em frente a elas”, garante.
Conforme explica o coordenador dos agentes de trânsito da SMTC, Jorge Goulart, o Código de Trânsito Brasileiro explica a situação. “No artigo 181/3 do CTB fica claro que estacionar a mais de um metro da calçada é infração grave de trânsito”, relata o agente.
Goulart também ressalta que, na manhã de ontem, três condutores foram multados no local. “Não realizamos nenhum recolhimento de carro, entramos em contato com o proprietário por meio da placa do veículo e, então, entregamos a multa, que é infração grave, com cinco pontos na carteira e valor de R$ 127. Pedimos a conscientização da comunidade. É proibido estacionar na frente das arquibancadas, os veículos ficam quase dentro da outra via e muito longe da calçada, sendo infração”, destaca.
Os agentes de trânsito estarão realizando a fiscalização diariamente no local e orientando os condutores.

quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Multa para o transporte de animais sem guia é suspensa até o final do ano


Com a chegada dos festejos farroupilhas é natural o aumento no transporte de animais para desfile e rodeios. Com isso, a fiscalização dos órgãos responsáveis deve aumentar. Para o deslocamento é exigida a Guia de Transporte Animal (GTA), o exame de anemia infecciosa e a identificação. A multa pela falta de documentação foi suspensa até o final do ano.
Conforme o responsável pela Inspetoria Veterinária de Bagé, Getúlio Antônio de Campos, mesmo sem a cobrança da multa, na movimentação dos animais é obrigatório estar com a documentação em dia. Todo e qualquer animal precisa ter exame e GTA, além de estar devidamente cadastrado na inspetoria, "No caso de fiscalização, o animal pode ser apreendido até a pessoa comprovar a propriedade ou empréstimo", disse.
O secretário municipal de Transporte e Circulação, Antônio Luíz Arla da Silva, informa que durante a Semana Farroupilha haverá um aumento no controle. "Cuidaremos para que os animais não fiquem soltos nos bairros", garante.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

Parque do Gaúcho passa por reformas para a Semana Farroupilha


A menos de uma semana do início das comemorações Farroupilhas, o Parque do Gaúcho ainda está recebendo melhorias para o recebimento e distribuição da Chama Crioula e rodeio oficial do evento.
O galpão de eventos está em reformas. O local sofreu destelhamento e parte da estrutura do banheiro cedeu. O telhado vai receber um reforço com madeira e ferro. "Estamos realizando os melhoramentos e se o tempo ajudar será possível utilizar o espaço para os festejos", afirma o coordenador do parque, Jorge Luís Braga Abott.
No último final de semana, na madrugada de sexta-feira para sábado, vândalos depredaram uma das áreas de acampamento. No banheiro feminino foram quebrados dois vasos sanitários e a caixa de descarga acoplada. As dependências ficarão interditadas e serão liberados outros banheiros do parque.  
Rodeio e distribuição da centelha
O rodeio ocorre entre os dias 12 a 14 de setembro. A distribuição da Centelha Crioula será no dia 13, às 15h30min. Logo após, acontece a bênção crioula com o bispo diocesano Dom Gílio Felício.
Os cavalarianos da Associação de Cavaleiros e Cavaleiras Rainha da Fronteira partiram no domingo em busca da Centelha Crioula em Dom Pedrito. O grupo de 19 pessoas irá percorrer 99 quilômetros até Dom Pedrito. A centelha será acesa no CTG Rodeio da Fronteira amanhã e o retorno do grupo está previsto para dia 11.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Homenagens à independência do Brasil


O domingo foi marcado pelo tradicional desfile cívico,.em homenagem à independência do Brasil, na avenida Sete de Setembro. Militares do Exército, a Brigada Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Ambiental e escolas marcharam da Praça de Esportes até a Catedral de São Sebastião.
Um dos destaques na avenida foi o desfile dos alunos e professores da Escola Justino Quintana. Vestidos de preto, eles manifestaram contra a demora na reforma da instituição e pediram agilidade nos trâmites. Ao chegarem em frente ao palanque de autoridades, todos mostraram suas plaquinhas e viraram de costas, como forma de protesto.

http://www.jornalminuano.com.br/VisualizarNoticia/11633/homenagens-a-independencia-do-brasil.aspx

domingo, 7 de setembro de 2014

Bagé levanta títulos entre as fêmeas Braford


A Estância Rio Negro de Bagé acumulou três títulos entres as fêmeas da raça sintética Braford, conquistando algumas das principais disputas do terceiro dia de julgamentos, promovidos pela Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB). Na raça Hereford, o jurado foi José Inácio de Andrade Freitas, tradicional criador de Hereford em Alegrete. Já na Braford, a avaliação ficou a cargo do pesquisador da Embrapa Pecuária Sul e criador de Braford, Joal Brazale Leal. Confira a baixo os animais destaques da propriedade dos Gustavo e Gilberto Camponogara.
Braford Fêmea
Lote Campeã Terneira lote 34, tatuagens TE3067, TE3019, TE3070, de Gustavo e Gilberto Camponogara, Bagé,
da Estância Rio Negro.
Lote Reservado Terneira lote 35, tatuagens TE 3068, TE 3012, TE 3015, de Gustavo e Gilberto Camponogara, Bagé, da Estância Rio Negro.
Melhor Terneira lote 34, tatuagem TE 3019, de Gustavo
e Gilberto Camponogara, Bagé, da Estância Rio Negro.

sábado, 6 de setembro de 2014

Obras são interditadas por falta de segurança


Após denúncias do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e Mobiliário de Bagé (STICM), o Ministério do Trabalho e Emprego fiscalizou oito obras que estavam em andamento em Bagé. Tanto na construção, quanto de reparos, como pinturas por exemplo. Destas, três foram interditadas, nesta semana, devido à falta de segurança a qual os trabalhadores estavam expostos. 
O presidente do STICM, Nicanor Fara explica que os locais onde havia problemas era na construção de um prédio na rua Barão do Triunfo, na pintura de uma casa na rua Marcílio Dias e a obra de um engenho na avenida Visconde Ribeiro de Magalhães. O fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego, Gideon Ribeiro, destaca que em Bagé há uma característica de que as empresas do setor não seguem as normas de segurança dos funcionários que trabalham nas alturas. "É necessário que as empresas tenham em seu quadro de colaboradores alguém que se responsabilize pela segurança, até porque o trabalhador tem o direito de executar suas funções tranquilo, seguro", sentencia.
Ribeiro afirma que há uma grande preocupação com as mortes, como aconteceu há dois meses, na construção de um condomínio, quando um pintor caiu. "Nos locais onde fiscalizamos, faltava proteção coletiva, que vai da periferia da obra à abertura de piso; falta de sistema de cabos para fixar o trabalhador; proteção nos andaimes, como guarda-corpo e fixação. Quem contrata nem sabe, mas a maioria das empresas não têm um funcionário de segurança do trabalho", aponta.
Durante todo o dia de ontem, os empresários foram até o órgão apresentar os documentos e também o plano de adequação. "Eles precisam explicar como vão implementar as mudanças, para depois poder solicitar o desembargo das obras. Além disso, é previsto que todas sejam autuadas", reforça Ribeiro.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Celulares são encontrados no presídio


Os agentes penitenciários, em revista de rotina às celas da terceira galeria, do Presídio Regional de Bagé (PRB), encontraram dois telefones celulares.
Segundo informações, um deles estava com bateria e chip no alojamento três. O outro estava no pátio nove, também com bateria e chip. Os agentes não sabem quem são os proprietários dos aparelhos, pois não estavam em posse de nenhum apenado.

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Expofeira e Feovelha são lançadas na Expointer



Pela primeira vez na história, a Casa Rural da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) sediou o lançamento simultâneo da 102ª edição da Expofeira de Bagé e da XXXI Feovelha, dois dos maiores eventos do agronegócio nacional, a mais antiga exposição feira de rústicos do país e a maior exposição feira brasileira de ovinos.
O presidente do Sindicato Rural de Pinheiro Machado, Rossano Lazzarotto, destacou a parceria feita com a Associação e Sindicato Rural de Bagé para a realização do lançamento dos dois eventos na Expointer, tendo um alcance maior do público-alvo. "Temos que fortalecer este tipo de parceria para o lançamento de todas as feiras regionais demonstrando a força do setor. Em Pinheiro Machado temos bons vinhos, carne de ovelha, azeite de oliva, lã e muitos outros produtos", salientou.
Tradicionalmente a Rural de Bagé lança a Expofeira na Expointer. O presidente da entidade, Rodrigo Moglia, ressaltou a importância das parcerias com as empresas da cadeia produtiva do agronegócio para realizar um evento que reúne os produtores de toda a Campanha. Um dos destaques da Expofeira deste ano são as expoaulas, uma ação que pretende aproximar o campo e a cidade. "As visitas guiadas das escolas são algo que vamos dar muito valor, pois trata-se de uma ação social. Além disso, haverá o concurso de redação, patrocinado por uma grande empresa de Bagé", reforçou.
Também ocorrerá neste ano, a 2ª Confraria do Agronegócio, que irá tratar sobre o mercado internacional da carne. No dia 6 de outubro, palestra o presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Antônio Jorge Camardelli. Dia 7, o ex-vice-presidente do Instituto Nacional de Carnes (Inac), do Uruguai, Jorge Romero Cabrera.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Horto Florestal será reativado por alunos do Ifsul


O horto municipal de Bagé, há mais de um ano vinha enfrentando problemas com a falta de funcionários para manter o espaço. Apenas uma pessoa cuidava do espaço e o pasto estava tomando conta do entorno das estufas e de grande parte da área. Com o intuito de retomar as atividades e conseguir manter o local, no início da semana o município realizou um termo de cessão da área ao Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IfSul).
Conforme o diretor geral do Ifsul, Leandro Camargo, o convênio entre Prefeitura e o instituto será desenvolvido pelos alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego  (Pronatec) e Mulheres Mil, e tem como objetivo a utilização do Horto em projetos pedagógicos. A intenção do convênio é manter o espaço e proporcionar aos alunos uma aproximação prática com a terra. "Através deste contato, o aprendizado terá um maior significado para o estudante. Este é um passo muito importante dado pelo instituto, juntamente com prefeitura", comenta.
Segundo Camargo, o projeto terá início ainda no mês de setembro. A expectativa é que esta semana a chave do espaço seja entregue ao instituto de forma simbólica e na próxima semana o local passe por limpeza e roçado. A área total é de 3 hectares.
Entre as ações previstas estão a ampliação de mudas e hortaliças, o plantio de mudas ornamentais, produção de grãos e pastagens, plantio de plantas medicinais e aromáticas, criação de aves poedeiras, criação de peixes e abelhas. "Posteriormente pretendemos tornar o espaço como referência para novas tecnologias sociais", observa o diretor.

terça-feira, 2 de setembro de 2014

O peso da Rainha da Fronteira na maior feira agropecuária da América Latina

Bagé tem 151 representantes de várias raças na Expointer


A Expointer que ocorre de 30 de agosto a 7 de setembro, no Parque Assis Brasil, em Esteio é considerada uma das maiores e mais importantes exposições-feira do mundo. Durante nove dias, o Rio Grande do Sul mostra ao planeta suas principais fontes de riquezas. Em destaque, a produção do homem do campo.
Está em exposição na feira o que existe de mais avançado em termos de tecnologia para o campo - com máquinas mais modernas. O que de melhor a genética da pecuária gaúcha tem e os melhores exemplares das raças criadas no Estado estão no Parque Assis Brasil.
O Município de Bagé, conhecido no mundo como celeiro do que melhor existe em termos de pecuária, tem marca registrada na Expointer, sempre com expressiva participação. Se destacam nomes conhecidos do agronegócio e que estão à frente de entidades, como Associação de Criadores de Gado Jersey do Rio Grande do Sul, que tem como presidente o bajeense, Cláudio Martins e a Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), que tem como vice-presidente o também bajeense, Gedeão Pereira e na Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC) possui vários representantes de Bagé em sua diretoria, como Mário Móglia,  um dos vice-presidentes da entidade.
E também da região, um dos mais antigos expositores da Expointer é Manuel Acilo Azambuja, com 50 anos de participação.
Os criadores de ovinos, bovinos, caprinos, equinos de Bagé estão com ótimas expectativas para esta edição. Este ano, participam da feira 151 animais.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Dia do Folclore é comemorado em Santa Thereza


Durante a tarde de domingo, o Centro Histórico Vila de Santa Thereza foi palco de apresentações artísticas, culturais, artesanato, brinquedos folclóricos, comidas típicas, cartomante e benzedeiras.
Conforme a coordenadora do Centro Histórico Vila de Santa Thereza, Adriana Gonçalves Ferreira, esta é a quinta edição da festa. Além de comemorar o Dia do Folclore, celebrado dia 22 de agosto, busca resgatar as tradições.  “Temos diversas atrações, mas este ano a novidade é a cartomante e um grupo de dança típica alemã, que veio de São Pedro da Serra”, destaca.
No local, o público de mais de duas mil pessoas que circularam das 14h até o início da noite, conferiu as atrações de danças de invernadas, Abadá Capoeira, Vitor e amigos, tocando músicas folclóricas. Fora isso, teve exposição de artesanatos, da Associação do Alto Camaquã, ervas de curas e, também, a coordenadoria de relações internacionais e a Sociedade Uruguaia com venda de discos e livros”, relata Adriana.