sexta-feira, 26 de setembro de 2014
Ministério Público deve agir para preservação das ruínas de São Domingos
O Ministério Público de Bagé deve abrir processo administrativo para avaliar denúncia feita pelo Jornal FOLHA do SUL, publicada na edição de ontem. Acontece que a reportagem verificou que estão sendo retirados tijolos das construções das antigas Charqueadas de São Domingos. Os tijolos são transportados, de acordo com moradores, à noite, por caminhonetes. Dois homens foram flagrados atuando na estrutura, munidos das ferramentas necessárias para o serviço, como andaimes. A reportagem procurou a presidente do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico (Compreb), Jussara Carpes, que recorreu ao Ministério Público.
De acordo com ela, o promotor de Justiça Especializada, Éverton Luís Resmini de Meneses, afirmou que deve abrir um processo administrativo baseado em tais denúncias. “Ele demonstrou bastante interesse sobre o caso”, comentou Jussara. Ela esclarece que o Compreb atuou como um instrumento legítimo para formalizar a denúncia. A fiscalização de situações como essa, que podem depredar o patrimônio histórico da cidade, está entre as prioridades do conselho. Ela diz que os bageenses podem procurar o grupo e denunciar casos como esse por meio do e-mail compreb@terra.com.br .
Entenda
Uma denúncia levou a reportagem do Jornal FOLHA do SUL ao local. De acordo com relatos, cidadãos estão retirando os tijolos das antigas construções das charqueadas. Os carregamentos ocorrem à noite, conforme as informações. A reportagem registrou a imagem de uma pilha de tijolos. Na reportagem publicada ontem, Jussara explicou que as ruínas fazem parte de um dos corredores culturais da cidade, tais quais as de Santa Thereza - apontadas pelo Plano Diretor do município. As ruínas não estão protegidas, mas o Conselho pode agir a fim de coibir a prática. Uma das possíveis ações da Justiça é acionar o proprietário da área.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário